div
buscar
FILTROS:
PRODUTO
FORNECEDOR
ESTADO
CIDADE
 

<EDIÇÃO 195>


EDIÇÕES ANTERIORES
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
 

Uma janela para o mundo

Principal feira da cadeia setorial de esquadrias e ferragens da América Latina supera expectativas e reúne mais de 17 mil visitantes em São Paulo
A 6ª edição da Fesqua - Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens, Componentes e Produtos de Serralheria, a maior feira do segmento da América Latina, realizada entre os dias 18 e 21 de outubro, superou as expectativas dos organizadores. As mais de 17 mil pessoas que passaram pelo Centro de Exposição Imigrantes nos quatro dias de feira puderam conferir as últimas novidades em esquadrias, metais e vidros. O evento, que espera movimentar cerca de R$ 150 milhões em negócios no prazo de 90 dias, é uma realização da César Tavares Comunicações em parceria com o Grupo Cipa Feiras & Congressos, empresa especializada na organização de feiras, e reuniu mais de 150 expositores. “A Fesqua é a maior feira do segmento da América Latina. Ela reúne empresários de toda a cadeia produtiva do setor, desde o fabricante de parafuso até instalador de janelas da mais alta tecnologia”, explica César Tavares, um dos diretores da Feira. Segundo o executivo, a Fesqua está “cada ano melhor. Nesta edição, por exemplo, tivemos expositores da Itália, Alemanha, Espanha, Argentina, China e Estados Unidos, todos com estandes próprios e mostrando seus produtos”, explicou. Realizada a cada dois anos, a próxima edição já tem data marcada: 15 a 18 de outubro de 2008 e os organizadores esperam ocupar ainda mais o principal pavilhão de exposição do Centro Imigrantes.”Neste ano, ocupamos 11 mil m2 de área e esperamos aumentar bastante no próximo evento”, comentou César Tavares. Para a arquiteta Magda Reis, da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), o evento reúne todos os elos importantes do segmento e é uma ótima oportunidade para prospectar clientes. “Nosso estande ficou cheio durante os quatro dias, além de apresentar nossos produtos, também pudemos marcar a participação em outros eventos e recebemos solicitações de visitas, o que certamente irá se reverter em bons negócios”, comemora. A grande novidade desta edição foi uma casa quase totalmente construída com vidros, com apenas parte de sua estrutura composta por aço, alumínio e ferragens. O vidro também esteve presente no telhado, paredes, piso e móveis. “O objetivo da montagem da casa de vidro foi mostrar a capacidade desse material e suas infinitas formas de aplicações”, declara Carlos Aldiran, arquiteto responsável pelo projeto e que há mais de 10 anos trabalha no setor de vidros. Para a execução do projeto foram utilizados, aproximadamente, 400 m2 de vidros de diversos tipos e a ambientação da casa, como a escolha dos móveis, cores e harmonização dos elementos, ficou a cargo da designer Marister Roth, que há 15 anos trabalha com decoração de ambientes. O público freqüentador da Fesqua era composto, em sua maioria, por arquitetos, engenheiros, construtores e revendedores de material de construção. Percorrendo os 150 estandes da Feira, puderam conhecer as novidades em portas, esquadrias e janelas. A maioria dos produtos era fabricado de alumínio e PVC, materiais que representam a totalidade das esquadrias na Europa. “No Brasil, ainda não temos tanta cultura do PVC, que responde por cerca de 2% do mercado”, informa Fernanda Volpi, coordenadora de Marketing da Claris, braço de portas e janelas da Tigre. “O público consumidor de PVC é formado pelas camadas A e AB da população brasileira. Exige investimento um pouco maior, mas a durabilidade e qualidade dos produtos é muito superior. Os nossos produtos, por exemplo, têm garantia de 10 anos em qualquer região do Brasil, litoral ou sertão, e estamos apostando bastante no crescimento deste mercado que, segundo pesquisas da Brasken, cresce 25% ao ano”, comemora Fernanda Volpi. Atualmente, a empresa tem 55 PDVs, mas nenhum deles é próprio. Não estão aceitando novos representantes, pelo menos até o fim do ano. “Estamos investindo muito em nossas fábricas em Indaiatuba e Rio Claro para crescer bastante no mercado”, contou. Aos poucos, a Claris vai deixando de utilizar a marca Tigre nos seus produtos, apesar de continuar sob o guarda-chuva da empresa catarinense. “É uma maneira que encontramos para nos posicionarmos no mercado de PVC”, concluiu a executiva. O potencial que representa o mercado de PVC no Brasil atrai empresas de várias partes do mundo. Como a portuguesa Caixiave, que há dois anos instalou uma fábrica em São Bernardo do Campo para fabricar seus produtos, líderes de mercado em Portugal e Espanha. No Brasil, a Caixiave trabalha com representantes e está bastante preocupada com a instalação dos seus produtos, por isso tem equipe própria para atuar em qualquer região do Brasil. Os elementos em PVC e o uso de vidros duplos isolantes formam uma barreira defensiva para todos os ruídos e barulhos. Todo os elementos foram estudados para conseguir o máximo isolamento acústico. A Neoforma apresentou portas e janelas de PVC de alto padrão que envolvem tecnologia avançada na sua produção. A Neoforma oferece três linhas desses produtos no mercado brasileiro: a Versatile, com perfil mais econômico para todos os tipos de obra, a Splendore, projetada para arquiteturas especiais e de grandes vãos, ideais para residências altas e obras verticais, e a Mondiale, a mais sofisticada, com perfil robusto de padrão europeu e acessórios importados. Além de proporcionar beleza e elegância, as portas e janelas de PVC garantem excelentes benefícios funcionais, como alta resistência (material não biodegradável, que não enferruja e é imune a ataques de cupim, fungo e corrosão), baixa manutenção (de fácil limpeza, não necessita pintura e não mancha), reforço de aço galvanizado e excelente capacidade de isolamento acústico e térmico. A Fermax apresentou sua completa linha de componentes para esquadrias. São inúmeros produtos para ser utilizados em portas e janelas de alumínio ou PVC. É a única empressa que produz e desenvolve os componentes para a linha de perfil Votoral, da CBA. São soluções inteligentes e personalizadas para manter a proposta de produtos duráveis, resistentes e práticos e que contam com cinco anos de garantia. A Inox-Par, empresa de Guarulhos, São Paulo, tem a mais completa e variada linha de fixadores inox para pronta entrega. Também fabrica peças especiais em inox, latão, alumínio e aço. A Gerdau utilizou a Fesqua para qualificar serralheiros, além de realizar palestras para 50 pessoas em seu estande. Faz parte da estratégia do Grupo Gerdau o estímulo ao desenvolvimento dos negócios dos seus clientes. É por esse motivo que, além de encontrar a linha completa de barras e perfis Gerdau para o setor, os profissionais assistiram gratuitamente a diversas palestras com dicas para o negócio de serralheria e sobre o Programa Profissional do Aço – um canal de comunicação entre os distribuidores, os serralheiros e a gerdau. A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do Grupo Votorantim, mostrou como principal novidade a linha de produtos Votoral Sistemas, uma solução customizada de esquadrias de alumínio que promete revolucionar a indústria da construção civil. A empresa apresentou ao mercado o conjunto de moldes de perfis que compõem o Votoral Sistemas, idealizado para atender a mais completa gama de tipologias de esquadrias para obras residenciais, comerciais e institucionais, tanto de alto padrão como de categoria popular. “O projeto Votoral Sistemas é inovador e traz uma mudança de paradigma no mercado, que são as janelas customizadas com preços altamente competitivos em relação aos concorrentes”, destacou José Carlos Garcia Noronha, gerente do Departamento de Construção Civil da Companhia. No evento, a CBA teve o maior estande da Feira, com 306 m2, que foi montado utilizando os perfis Votoral, numa demonstração da funcionalidade e versatilidade desse material. A Soprano, indústria gaúcha líder do mercado brasileiro de cilindros e fechaduras, apresentou sua nova linha Ekoline, composta por ferragens de alta performance técnica e um software de orçamentação que identifica a ferragem ideal para cada tipo de esquadria. Além disso, a empresa mostrou sua linha de roldanas especiais, cremonas multiponto, braços de articulação em inox, fechaduras especiais, acionadores, entre outros itens de ferragens.
Publicado em 01 de dezembro de 2006 por Equipe ConstrucaoTotal
 
Publicidade
 
sp sp sp sp sp sp sp