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<EDIÇÃO 228>


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Pequenas maravilhas

Pequenas maravilhas
Cada vez mais úteis e representando bom ganho para os lojistas, os adesivos e fitas são um bom complemento para as vendas
Seja qual for o tipo de utilização ? pequenos reparos hidráulicos, elétricos, em calhas, azulejos, pisos, entre outros ?, os adesivos e fitas são coadjuvantes de peso nesses casos e outros tantos, como pinturas imobiliárias por exemplo. Os produtos, que apresentam alto giro nas revendas durante o ano todo, devem ser expostos de maneira inteligente para lembrar o consumidor que lugar de comprar fitas e adesivos também é na revenda de material para construção. Uma exposição correta, seja qual for a seção de uma revenda de material para construção, é sempre a grande responsável pelo sucesso ou fracasso de qualquer produto. A regra vale também no caso dos adesivos e fitas. Os produtos são destinados ao autoserviço e, portanto, devem ter embalagens autoexplicativas e estarem expostos de maneira a facilitar ao máximo a compra do consumidor.
Entre os locais para a exposição de adesivos e fitas, o check-out é um dos mais recomendados por quem entende do assunto por influenciar nas compras de impulso ou eventuais lembranças de última hora.
A exposição nas seções de tintas, material hidráulico, decoração, material elétrico, esquadrias e revestimento cerâmico, de preferência em gancheiras dispostas em displays especiais, faz aumentar o giro dos produtos.
Mas de nada adianta a melhor exposição, no local mais adequado dentro da revenda se a reposição for deficiente. A apresentação dos produtos no PDV é muito bem trabalhada nas lojas grandes, nas quais os itens ficam agrupados em um local específico. Como esses itens possuem alto giro, a arrumação feita por promotores ou pela equipe da loja é fundamental. Porém, nas pequenas lojas (que na realidade são a maioria do varejo da construção civil) nem sempre a situação se repete. Por causa da deficiência na reposição e arrumação, muitas vezes ocorrem ?furos? nas prateleiras, além de produtos caídos e mal arrumados. E nada mais desanimador para o consumidor que encontrar uma prateleira desorganizada e com lacunas. Este item merece atenção especial de proprietários, gerentes e vendedores de lojas.
Outra necessidade forte no mercado nacional é a utilização do conceito de cross merchandising. Em revendas de outros países é muito comum, por exemplo, que os silicones estejam expostos também na seção de esquadrias e vidros. Aqui, talvez por falta de hábito, temos pouca exploração disso, com alguma exceção dos home centers, que sempre buscam um diferencial. Então, atenção na arrumação do seu PDV.
O mercado para esses produtos não está aquecido, mas as empresas apostam que o quadro será revertido como conta Monisa Ferrari Cei Rodrigues, analista de comunicação e marketing da divisão de químicos da Basf para construção para América do Sul "Em comparação com o mesmo período do ano passado pudemos observar uma queda no mercado da construção. Porém, a perspectiva é de melhora no segundo semestre, com base nas medidas do governo, como a redução do IPI, que ajuda a aquecer o mercado e fomentar as vendas." Quem acredita na recuperação é José Carlos B. Campos Jr.,do departamento commercial da Adelbras. "O mercado está com viés de crescimento, pois a atividade econômica do País demonstra sinais de melhoria para o segundo semestre, segundo os mais conceituados economistas do país, e nós estamos apostando nisso, inclusive implementando investimentos para esse período que já estavam em nosso planejamento anual."
A Adelbras fabrica uma ampla linha de fitas adesivas em bopp, celofane e crepe, para diversas aplicações tais como: fechamento de caixas e embalagens, trabalhos escolares, mascaramento de pintura, além de uma linha fitas multiuso(tipo silvertape), isolante e veda rosca.
Indústria Especializada
A Brascola é uma das líderes no mercado de adesivos e selantes para os segmentos do varejo e da indústria e, atualmente, conta com 300 produtos em seu catálogo, detentora de uma completa linha de soluções em adesivos e selantes para a construção civil.
Entre suas principais marcas comercializadas estão alguns líderes de mercado como a cola Araldite, os silicones Brascoved Construção, Brascoved Super, KPO; os pioneiros Cola Vinil, Veda Calha e a linha de adesivos base água Ecopren. Para o segmento de construção, aposta no Brascoved Construção com embalagem biodegradável, o pioneiro no Brasil. Brascoved Contrução. É um adesivo selante multiuso à base de silicone acético. A nova embalagem biodegradável de 280 g está em sintonia com a preocupação da empresa com a preservação do meio ambiente.
Também para construção e reformas, Brascoflex Piso 800 PU é um adesivo formulado especialmente para colagem e colocação de pisos de madeira sobre contrapiso de concreto. N ão possui água em sua fórmula, portanto não desestabiliza a umidade da madeira, impedindo que ocorra empenamento. A novidade é que a embalagem do produto foi reformulada para uma melhor identificação do consumidor final.
O produto é 100% sólido, tem cura rápida (24 horas de secagem), alta-resistência, sem odor. Disponível em galão de 4 kg e frasco plástico de 800g, espátula, hélice para mistura e par de luvas para manuseio. Outro destaque é a linha Araldite ? adesivo multiuso líder no segmento ?, que completou 60 anos em 2006, 40 deles sendo comercializado pela Brascola no Brasil. Para comemorar, toda a linha teve a embalagem relançada. Além disso, Araldite Epóxi Massa teve, além de reformulação da embalagem, mudança na composição para atingir maior maleabilidade e cura final com mais resistência.
O Brasuper MS Polymer pertence a uma nova geração de adesivos e selantes que se destaca em uma série de itens em relação aos produtos já existentes no mercado a base de silicone, poliuretano e epóxi. Brasuper MS Polymer é um adesivo à base de polímeros, tecnologia que já representa 70% das vendas no mercado europeu. Suas diversas aplicabilidades permitem posicionálo como um produto de alta tecnologia, inovador e premium.
Coloridas
Coloridas ou transparentes, finas ou grossas, com adesivo ou sem, sejam para decorar, fixar, lacrar, vedar, unir, o fato é, as fitas estão presentes em todos os momentos e lugares.
As diversas possibilidades de uso e vantagens proporcionadas por este tipo de insumo geraram um crescimento expressivo tanto na demanda do mercado, quanto no número de modelos disponíveis. Para acompanhar essa movimentação, a Vonder lançou apenas no último ano doze tipos diferentes, complementando a linha, que atualmente reúne mais de 80 itens, além de suportes e aplicadores específicos.
Na construção civil, utilizadas tanto no âmbito profissional, como doméstico, as fitas auxiliam principalmente em reparos, instalações elétricas, trabalhos manuais, fixação de objetos, vedação de portas, janelas e conexões, mascaramento de superfícies com o intuito de facilitar processos de pintura, identificação e isolação de áreas de segurança ou risco, e em emendas especiais de placas de drywall. De fácil e rápida instalação, além do que na maioria dos casos não danificam as superfícies e nem deixam marcas permanentes, as fitas adesivas se destacam diante das colas e fixadores tradicionais como pregos, parafusos e tachinhas, tornando-se uma ótima opção.
Antes de substituir um fixador tradicional por uma fita, é necessário observar o tipo de aplicação, levando em conta os materiais e superfícies onde será fixada, a aderência esperada, e a exposição à umidade ou calor.
A Vonder desenvolveu para toda a sua linha de produtos, embalagens com informações e instruções de uso que auxiliam o consumidor final no processo de decisão e uso correto. É claro, que o vendedor é peça fundamental para instruir o cliente e direcioná-lo para obter a solução adequada e os melhores resultados. A arrumação do ponto-de-venda, agrupando os itens por categoria e complemento, também pode ser um fator importante para facilitar essa escolha.
A sugestão para os lojistas é, por exemplo, aproximar uma Fita Isolante Vonder a itens da categoria de ferramentas manuais destinadas à manutenção elétrica como o Alicate Eletricista com isolação 1000 volts. Também pode ser ofertar as fitas como complemento à compra principal, sendo assim adequado ter esse item próximo aos checkouts e às áreas de atendimento.
Os produtos da marca são embalados de forma a facilitar a exposição em gôndolas e ampliar a visibilidade, o que também auxilia no aumento ou incremento das vendas. Entre os últimos lançamentos da Vonder estão: as Fitas Trançadas para Drywall, produzidas com uma tela de fibra de vidro trançada e com adesivo acrílico, são ideais para unir as placas de gesso utilizadas no sistema de construções drywall com ótimo acabamento, resistência e durabilidade; as Fitas Adesivas de Espuma, indicadas para vedação de portas, janelas, ar condicionados, protegem contra poeira, umidade e vibração. São indispensáveis, principalmente, em automóveis e barcos; as Fitas Crepe UV, especialmente desenvolvidas para uso em áreas externas com exposição direta a raios ultravioleta. Resistem nestas condições até sete dias, tempo suficiente para finalizar processos de pintura e acabamento.
Também possui a cor especial azul, que facilita a visualização; a fita com filme para mascaramento recomendada para proteção ou mascaramento de superfícies, sobretudo durante processos de pintura.
O produto é composto por uma fita de papel crepe com adesivo a base de látex, um filme plástico de polietileno de baixa densidade e um suporte plástico com serrilha metálica que ajuda o corte do material. O uso das fitas cresce a cada dia no mercado, devido às suas características favoráveis para as indústrias e os consumidores em geral. Todo o produto que é lançado, e usado de maneira positiva, e os que já estão no mercado há algum tempo estão sempre em constante aperfeiçoamento, para garantir a satisfação dos clientes e a qualidade dos produtos.
Diante de tantas tecnologias que vêm para melhorar o processo de trabalho, surge a dúvida: por que investir tanto em fitas? A resposta é simples. Segundo Sílvia Orrú, gerente de marketing da Vick, o uso das fitas traz agilidade em trabalhos ou empacotamentos que necessitam de fixação temporária e até mesmo lacração. A gerente ainda ressalta que há fitas ideais para cada tipo de aplicação, e que ao contrário do que se pensa, nem sempre são as mais caras.
Um exemplo de tudo isso são as Fitas Filamentosas 3M. Essas fitas apresentam alta tensão de ruptura, resistência ao impacto e ao corte. São recomendadas para fixar temporariamente a última volta de bobinas de metal, enfeixamento de materiais como tubos de madeira, fechamento e reforço de caixas de papelão, paletização de caixas e materiais em tambor e sacos, fita ?grampo?, reforço em caixas com clipes em ?L? e ?C?, aço entre outros. E ainda podem ser personalizadas pelo método flexográfico. E, para facilitar a aplicação, as fitas Filamentosas 3M podem ser aplicadas por aparelhos dispensadores manuais, semi-automáticos e automáticos. 
 
PDV
Norton
A exposição correta dos produtos é um recurso importante para alavancar as vendas, como mostra Christian Miranda Navarro, coordenador de Marketing da Norton. "Os pontos-de-venda são o último elo entre fabricantes e consumidores. Manter-se próximo do mercado é um dos desafios perseguidos pela Norton em todos os segmentos em que atua. No da construção civil, em particular, o relacionamento com revendedores é fundamental para o sucesso dos nossos negócios. Ouvimos com muita atenção o que esses profissionais têm a nos dizer. Queremos saber como os nossos produtos são vistos pelos consumidores. Para isso, realizamos regularmente pesquisas que nos apontam quais são os níveis de satisfação dos nossos produtos e serviços. Nessas ocasiões buscamos também identificar tendências e oportunidades, que nos irão nos auxiliar a fundamentar a nossa política de merchandising no PDV.
Paralelamente aos constantes investimentos que são feitos no desenvolvimento de novos produtos também investimos em ações capazes de fortalecer ainda mais a marca Norton em um mercado tão competitivo. Dentre as muitas atividades colocadas em prática estão a capacitação das equipes comerciais através da realização de cursos e workshops, que têm como objetivo garantir excelência no atendimento; ações promocionais, realização de campanhas de incentivos com equipes de vendas e de telemarketing dos principais revendedores; a participação nas mais representativas feiras de construção do País e em eventos de relacionamento com clientes e revendedores, além da presença nas mídias especializadas."
Como gostaria que os seus produtos fossem apresentados ao mercado pelos revendedores? Christian Miranda Navarro, coordenador de Marketing: "Como produtos que contam com as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado. Para a Norton não existe o conceito de material básico. Para nós, todos os produtos são tratados como técnicos, pois devem apresentar um diferencial para o profissional que escolhe a marca. É importante os revendedores apresenterem aos clientes as muitas opções de produtos que dispomos."
Adelbras
A Adelbras tem investido muito em tecnologia, com a compra de maquinário moderno. Com isso, consegue qualidade e agilidade na produção. Como resultado dos investimentos, hoje a empresa tem capacidade produtiva de 180 milhões de metros quadrados/ano. Compõem o portfólio da empresa as fitas crepe, qualitape, dupla-face, demarcação de área sem adesivo, demarcação de solo, isolante normal e antichamas, antiderrapante, multi-uso, entre outras. A fita crepe Adelbras, que está disponível em diversos tipos, gramatura de papel e adesivo, em embalagem sanfona, é indicada para trabalhos escolares, fechamento de embalagens, mascaramentos, fixações, proteção, enfaixamentos, emendas, reforço, e também no trabalho em superfícies irregulares e mascaramento de pinturas.
Amanco
A Amanco tem em seu portfólio um adesivo plástico, um extraforte e uma solução limpadora, livres de Toluol. A grande novidade são as embalagens, que foram remodeladas, ganhando design moderno para maior percepção no PDV , permitindo rotulagem mais abrangente ao produto. A nova rotulagem tem cores vivas e envolventes, rótulos protegidos de deformações e deterioração da impressão. As embalagens ganharam ainda novas informações técnicas de acordo com o Ministério do Trabalho Decreto 265/78 Produtos Químicos, ABNT NBR 14725, Inmetro Portaria 088/96 e Código de Defesa do Consumidor. O Adesivo Extra Forte foi especialmente desenvolvido para soldagem em tubos e conexões com diâmetros acima de 50 mm, também de comprovada eficiência em tubos e conexões com diâmetros menores, aumentando a eficiência da soldagem.
Eletrofitas
Quando o assunto é novidade, o mercado aborve bem, como conta Plinio Di Giaimo, diretor de marketing da Eletrofitas: ?somos fabricantes de Eletrofitas, condutores elétricos auto adesivos que dispensam quebrar paredes para esconde-las, pois aceitam massas e acabamentos diretamente sobre elas.E deixa bem claro: ?Gostaríamos que o mercado entendesse que nosso produto é uma solução que complementa o uso do fio comum, pois não temos a pretensão de substituí-lo.? E deixa bem claro: ?Gostaríamos que o mercado entendesse que nosso produto é uma solução que complementa o uso do fio comum.? 
Quem não se queixa é a Adere, que está registrando recordes de vendas no que se refere a Fitas Adesivas para o segmento de Construção. Segundo Rossana Bracchi, ?o crescimento vem sendo constante em todas as regiões do Brasil e atingiu o melhor desempenho no segundo trimestre de 2009. Com novas parcerias, lançamentos importantes, produtos e atendimento de qualidade, a expectativa é de que o segundo semestre do ano alcance resultados ainda melhores.? O relacionamento com a revenda é feito de forma individual e leva em consideração a necessidade de cada caso.
A Adere conta com uma equipe de representantes comerciais muito bem treinada, o que garante atendimento exclusivo e treinamento de produtos sempre que necessário. Para trabalhar nas lojas oferecem displays de chão e de balcão para o lojista, testeiras para prateleiras e em alguns casos, promotoras/repositoras.
Um importante lançamento desse ano foi a caixa display para Fita Crepe. Com isso, a comunicação no ponto-de-venda é facilitada e as lojas podem contar com uma embalagem de fácil exposição e organização na gôndola. O atendimento se completa através da Central de Atendimento, que oferece suporte a todos os clientes diante de qualquer necessidade. Com operadoras treinadas, as dúvidas e pendências do dia-a-dia são resolvidas com agilidade, sempre prezando pela excelência e satisfação do cliente.
Na Divisão de Consumo, hoje a Pulvitec/Pidilite tem uma completa linha de colas, selantes e adesivos para construção civil. Com amplo portifólio de produtos para aplicações, desde o alicerce até o acabamento de uma construção, seu grande diferencial é a gama de produtos que praticamente cobre todas as necessidades dos clientes das revendas, além da qualidade, da assistência técnica tanto junto à revenda quanto ao consumidor final, bem como do visual das embalagens, muito importante na gôndola do comerciante. Na linha hidráulica, possui desde o adesivo em várias apresentações, com seus complementos (solução limpadora, pasta lubrificante para engate de tubos PBA); até massa para calafetar, massa epóxi Polyepox, Vedacalha, e Vedanel (anel de vedação para bacias sanitárias).
A Pulvitec é uma das maiores fabricantes de fita veda-rosca, sendo a única que obedece a normas internacionais de espessura e densidade. Na Divisão de Private Label a empresa fabrica produtos com marcas de terceiros para várias empresas, grandes organizações em âmbito nacional e internacional para as quais atua como provedores de Private Label.
Na Divisão para a indústria as aplicações são bastante amplas; como alguns exemplos, a indústria gráfica, indústria de tecidos, indústria moveleira, indústria da construção civil, etc, a Pulvitec desenvolve adesivos para aplicações distintas que variam de acordo com o segmento de aplicação, através de uma força de vendas dirigida e tecnicamente preparada para solucionar as mais diversas necessidades.
Relacionamento
A Basf, por meio da divisão de químicos para construção, tem seu foco nas revendas técnicas de químicos para construção e impermeabilização e no canal de varejo. Para cada tipo de canal tem-se um tipo de perfil de consumo, onde os adesivos têm alta demanda e representatividade. A empresa possui programas de treinamento, capacitação profissional e divulgação, tanto para engenheiros, arquitetos e técnicos de edificações, como para profissionais da construção, sempre alinhando a alta tecnologia com a fácil aplicação dos nossos produtos.
Apresentação
A Basf oferece produtos de simples aplicação e facilmente acessíveis, proporcionando resultados duradouros e ajudando o profissional da construção a entregar um trabalho de maior qualidade. E quer fazer dos profissionais da construção nossos parceiros, treinando-os e capacitando-os para melhor utilizar nossos produtos, a fim de satisfazer ainda mais os nossos clientes. Decidir por um bom produto não é uma escolha fácil, por isso, possuímos uma equipe para orientar sobre a escolha dos produtos e sua correta utilização.
A Basf fabrica: Concressive LPL: adesivo epóxi fluido para uso geral, com tempo de trabalhabilidade prolongado; Masterfix: adesivo polimérico para argamassas e chapiscos; Masterfix acrílico: adesivo acrílico para argamassas e chapiscos. Concressive 227: adesivo estrutural epóxi fluido para ancoragem, ideal para aplicações horizontais; Concressive 228: Adesivo estrutural epóxi pastoso para ancoragem, ideal para aplicações verticais; Masterfoam: espuma adesiva.
 
Publicado em 24 de agosto de 2009 por Equipe ConstrucaoTotal
 
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