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<EDIÇÃO 230>


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Consolidação e transição

Uma das líderes no segmento de acessórios, armários e espelhos para banheiro, a Expambox vem conquistando, a cada ano, novos segmentos de mercado. Em 2008, lançou produtos no segmento hidráulico, oferecendo ao mercado duchas higiênicas flexíveis e chuveiros. Este ano, a empresa trabalha na consolidação de sua marca, inicia uma fase de transição administrativa e contrata profissionais altamente especializados para as áreas comercial, industrial, de marketing e de exportações.
Com 49 anos de tradição no mercado da construção civil, a empresa rejuvenesce a cada ano, determinando novas metas, novos desafios e produtos diferenciados. Neste segundo semestre, iniciou um projeto para reconquistar clientes inativos e atuar em novos nichos de mercado, disponibilizando sua Linha Hidráulica para grandes empreendimentos e construtoras.
O gerente comercial da Expambox, Antonio Luiz Simão, responde a 10 perguntas sobre as ações da empresa e ressalta que os revendedores continuarão sendo o principal foco da empresa, viabilizando também ações de pulverização no atendimento a pequenos e médios lojistas e a ampliação do atendimento aos home centers.
Revenda - Diante da crise econômica mundial, como a Expambox está respondendo às reações no Brasil?
Antonio Luiz Simão - Não podemos nos isolar do momento de crise mundial e as empresas, de uma forma ou de outra, sentirão os reflexos. Diante da dimensão da crise, a primeira providência do setor foi demitir para equilibrar custos, porém, a Expambox não precisou agir dessa forma. A economia da Expambox reagiu bem diante da crise financeira mundial. Não houve muitos impactos e a situação, assim como no mercado mundial, já está se estabilizando.
Revenda - A empresa manteve seus índices de produção e venda previstos?
Antonio Luiz Simão - A Expambox não só se manteve no mercado como manteve seu crescimento constante e ininterrupto de produção, além de um altíssimo índice de aprovação por parte do cliente. Os produtos são bem aceitos pelos revendedores e consumidores, aumentando cada vez mais o faturamento da empresa.
Revenda - Novos produtos foram lançados para aumentar a participação no mercado, incluindo lançamentos que colocam a Expambox no segmento de Produtos Hidráulicos. Este mercado demonstra estar crescendo muito no Brasil?
Antonio Luiz Simão - Sim. As indústrias de fabricação de materiais hidráulicos têm aumentado significativamente sua participação no mercado. Uma boa opor tunidade, que observamos para os negócios da Expambox, será firmar parcerias com as construtoras, pois a Expambox dispõe de produtos hidráulicos que são muito bem aceitos no mercado.
Revenda - Como é o relacionamento da empresa com os revendedores?
Antonio Luiz Simão - A Expambox mantém um relacionamento estreito com seus representantes. Utiliza-se de uma fácil comunicação, com atendimento personalizado, viabilizado por meio de analistas comerciais, e os representantes podem dedicar-se especialmente às vendas. O número de representantes da empresa vem aumentando para atender com maior agilidade e eficiência todas as regiões do Brasil, fornecendo uma assistência presente aos grandes e pequenos clientes.,
Revenda - O revendedor é quem decide a compra pelo seu produto no balcão?
Antonio Luiz Simão - Sim, ele analisa a necessidade do consumidor final e as tendências de produtos no mercado. O revendedor procura atender às mais variadas classes, por isso os produtos Expambox atingem os mais variados públicos.
Revenda - Existe a venda casada? Como dar treinamento aos revendedores para aproveitar essas oportunidades?
Antonio Luiz Simão - Sim. Com o projeto de Merchandising e Treinamento, a Expambox fornece treinamento de produtos e vendas para os revendedores. Assim, à medida em que o consumidor compra um determinado produto, ele é direcionado a adquirir outros itens, em vir tude da distribuição deles nas gôndolas: um complementando o outro para criar o ambiente desejado.
Revenda - O autoatendimento, uma tendência cada vez maior nas lojas, é importante para a Expambox? Como a empresa trabalha para divulgar seus produtos dentro do PDV com maior eficiência, destacando-se entre tantos itens disponíveis para o consumidor?
Antonio Luiz Simão - A disposição para uma fácil visualização dos produtos é a principal estratégia usada pela Expambox. Displays e outros materiais promocionais se encarregam de aproximar o produto do consumidor. Uma comunicação clara e objetiva, além da capacitação dos revendedores efetivada por intermédio de treinamentos intensos, fideliza o cliente à marca.
Revenda - Existe uma preocupação da empresa com relação a novos investimentos/produtos para os próximos anos? Em quais áreas?
Antonio Luiz Simão - Sem dúvida, a Expambox comercializa produtos com alta qualidade e design moderno. Existem novos projetos para a fabricação e comercialização de lançamentos que acompanhem as tendências do mercado e a necessidade do consumidor. A estratégia será aumentar o mix de espelhos, uma vez que novas técnicas estão surgindo, e introduzir acessórios de apoio, como barras de apoio para banheiros.
Revenda - Em sua opinião, programas realizados pelo governo como Minha Casa, Minha Vida e o PAC podem alavancar ainda mais as vendas? E como a sua empresa pode participar mais nestes programas?
Antonio Luiz Simão - Os produtos da Expambox atendem às mais variadas classes sociais. Utilizando produtos com preços acessíveis, as classes de menor renda podem adquirir acessórios, utilidades domésticas e espelhos com qualidade, design e maior tempo de garantia. A Expambox pode firmar uma parceria com esses programas fornecendo acessórios hidráulicos, grelhas e duchas higiênicas.
Revenda - A empresa procura destacar, para o revendedor, a qualidade de seus produtos e os melhores atributos da marca, matéria-prima, atendimento e tradição? Como trabalha no pós-venda junto às revendas?
Antonio Luiz Simão - No próprio treinamento de merchandising é enfatizado os atributos, como qualidade e matéria-prima da marca. Além disso, são fornecidos catálogos de produtos, testeiras e adesivos nas gôndolas, folders e banners institucionais que destacam todas essas características. Para o pós-vendas, a Expambox utiliza o SAC 0800 127070, no qual a revenda tem atendimento eficaz com uma rápida solução de suas dúvidas. E conta, ainda, com o auxílio do site institucional para solicitar esclarecimentos, informações ou enviar sugestões, que são rapidamente respondidas.
Publicado em 23 de outubro de 2009 por Equipe ConstrucaoTotal
 
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