div
buscar
FILTROS:
PRODUTO
FORNECEDOR
ESTADO
CIDADE
 

<EDIÇÃO 230>


EDIÇÕES ANTERIORES
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
 

Ecologicamente correta

Untitled Document

Com a consultoria da Inovatech Engenharia, o primeiro Certificado Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) no Brasil acaba de ser concedido, pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, à nova loja da Leroy Merlin, em Niterói (RJ). Este feito, inédito no país, foi conseguido em apenas nove meses para uma área construída de aproximadamente 8 mil metros quadrados. A Certificação Processo AQUA, lançada no Brasil em 2008 e consagrada mundialmente, conta com uma metodologia que permite o controle total do projeto e da obra, a fim de garantir os objetivos da Alta Qualidade Ambiental do empreendimento. A Certificação abrange as três fases principais do empreendimento: programa, concepção e construção, com foco no sistema de gestão e na qualidade ambiental do edifício.

De acordo com Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech, empresa especializada em sustentabilidade na construção civil, o foco da consultoria está no Sistema de Gestão do Empreendimento e na Qualidade Ambiental do Edifício (QAE). O primeiro passo, após a contratação da Inovatech pela Leroy Merlin, no início deste ano, foi realizar uma análise do terreno e um diagnóstico para traçar a estratégia ambiental do empreendimento, na fase de programa. Isso incluiu todos os parâmetros de gestão do projeto, por meio de uma interação constante com o cliente e as equipes de projeto, ainda na concepção da obra.

Ou seja, o empreendimento já "nasceu" sustentável. "Na concepção e projeto, orientamos o cliente de modo a atender a todas as exigências do Processo AQUA. Isso se traduziu no perfil de Qualidade Ambiental do Edifício, que identificou o nível de desempenho visado para cada uma das 14 categorias do processo, compostas também de subcategorias", explica Ferreira.

Nesta fase, é necessário demonstrar por meio de números que o que foi proposto vai ser contemplado. O projeto executivo, portanto, contém toda a memória de cálculo com as demonstrações de como os objetivos de sustentabilidade devem ser alcançados. "Este é um trabalho árduo, onde fornecemos todos os parâmetros de desempenho exigidos para conforto térmico e acústico, sistemas e processos construtivos, gestão da energia, da água, dos resíduos, de uso e operação do edifício, qualidade do ar, e diversos fatores que envolvem conforto, saúde e baixo impacto ambiental na operação. Interagimos com os projetistas de arquitetura e de projetos complementares, com o objetivo de atingir o perfil determinado pela Leroy Merlin para a Certificação AQUA", destaca Ferreira.

Na etapa de execução da obra, a Inovatech manteve um profissional auditor no canteiro para checar se tudo o que fora proposto no projeto de fato estava sendo executado na obra. As principais tarefas eram cuidar para que a obra fosse executada de acordo com o que estava prescrito no projeto.

 

Publicado em 23 de outubro de 2009 por Equipe ConstrucaoTotal
 
Publicidade
 
sp sp sp sp sp sp sp