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Mil e uma utilidades

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Cada vez mais procuradas nos revendedores, as espumas de poliuretano são excelentes produtos para trabalhar. E ótimos complementos para a venda casada. A indústria tem se aprimorado no desenvolvimento delas.

Aindústria de transformação do Poliuretano soma hoje mais de 1.500 empresas, tendo uma grande concentração no Estado de São Paulo. Estima-se um faturamento em torno de US$ 2,5 bilhões/ ano e, a partir de 2006, observou-se um avanço do crescimento, impulsionado principalmente pelo consumo de Espumas de Isolamento Térmico. No universo global de industrialização do Poliuretano há um crescimento médio de 5% ao ano. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Poliuretano, este ano a produção poderá atingir 385 mil toneladas, aumentando para 405 mil toneladas em 2010. As estimativas favoráveis de evolução, projetadas pela entidade, apontam o quanto este segmento vem ganhando espaço na economia brasileira e, sobretudo, na construção civil. As aplicações do poliuretano criam soluções para diversas etapas do projeto de impermeabilização, como isolamento térmico e acústico.

O que é poliuretano

Quer saber mais sobre PU? É um produto sólido, com textura de espuma e aparência entre cortiça e isopor. É obtido a partir da reação química que ocorre de forma quase instantânea entre dois compostos químicos líquidos. Um dos compostos é um ativador da reação conhecido por MDI. O outro é um composto químico conhecido como Poliol.

Espumas de poliuretano podem ser flexíveis ou rígidas. A primeira é usada na fabricação de colchões, estofamentos, esponjas de limpeza e peças para indústria automobilística. A versão rígida, graças ao seu elevado poder isolante, é muito usada na indústria de aquecedores solares e na refrigeração industrial e comercial, como balcões frigoríficos de padarias e supermercados, ou em telhas isotérmicas, tipo sanduíche, revestimento de tanques de navio, baús de caminhões frigoríficos, confecção de cenários, impermeabilização e isolamento térmico e acústico.

Além da grande quantidade de fabricantes hoje disponíveis no mercado brasileiro, as diferentes aplicações e tipos de Espumas de Poliuretano variam também num mesmo fabricante. A Selena, por exemplo, tem mais de 50 fórmulas próprias de espuma de PU, considerando espuma manual, pistola, para inverno, multiposição, espumas B1, B2, B3, 300, 400, 500, 650, 750 ml, com alta, baixa ou meia expansão, para esquadrias de PVC, um componente e dois componentes e, obviamente, a versão Espuma Ecológica. Com um planejamento criterioso, voltado para o lançamento de novos produtos, a empresa pretende atingir o status de maior fabricante de Espuma de Poliuretano no mundo, até 2010. Formada por um grupo de quatro fábricas de espumas, em todo o mundo, a Selena já montou um projeto de crescimento para construir três novas unidades, também finalizadas até 2010. O segmento de Espumas de Poliuretano não é um produto novo no Brasil. Segundo Geraldo Tadeu Jorge, diretor Comercial Tytan/Selenasulamericana, o mercado está bem aquecido. "Nossa expectativa de crescimento é de 10% no primeiro trimestre e de 20% no decorrer do ano, devido ao lançamento de novos produtos. Com isso, certamente, teremos aumento de produção e faturamento", informou.

Para leigos e profissionais

A Espuma de Poliuretano Unifix é carro-chefe entre os itens trabalhados pela Unifix, que se especializou no fornecimento da maior linha dessa categoria no mercado nacional. "Estamos sempre preparados para atender à demanda, nos posicionando como um fornecedor estável ao mercado", aponta Marcio Ruppenthal, diretor da Unifix.

De origem européia, o produto Unifix é fácil de aplicar pelo usuário leigo ou profissional. E não poderia ser diferente. Afinal, o consumo de espumas para preenchimento de espaços aumentou muito e começa a ser mais valorizado também como encunhamento entre paredes e forros, preenchimento de aberturas em paredes para diversas instalações, como dutos de ar condicionado e fechamento de telhados, entre outros.

A versão Unifix Multidirecional, com 500 ml, inclui informações sobre sua tecnologia nas embalagens, sendo a única que o usuário aplica com a lata em qualquer posição. Marcio lembra que a principal finalidade do produto é a fixação e vedação de esquadrias, embora mantenha suas propriedades, mesmo confinado e protegido às intempéries, é aconselhável receber um acabamento sobre sua superfície. Para esse fim, a Unifix lançou a Massa Rápida Lite Unifix, que cobre a espuma e acompanha os movimentos naturais por dilatação e retração. "Esquadrias de madeira ou PVC, em sua quase totalidade, são instaladas com espumas de poliuretano. Por isso, o fabricante de esquadrias deve se preocupar também com os processos de instalação, e não somente com a qualidade do produto", ressalta.

O diretor da Unifix observa que poucas empresas de esquadrias em alumínio e ferro estão adaptando seus produtos para fixação com espumas, mas adianta que este movimento é ascendente, com excelentes perspectivas para o segmento. Afirmou que sua empresa não sentiu os efeitos da crise e até fala em crescimento de 20% este ano. Quanto ao relacionamento com as revendas, explica que é o melhor possível e recomenda: "Este é um produto que cada vez mais tem seu uso difundido na maioria das obras. Seu uso mais comum é o de colocação de portas e janelas; ou seja, um revendedor de portas e janelas, obrigatoriamente, deve revender espumas."

Excelência em serviços

A Brascola é uma empresa em constante evolução e Brascofoam, sua espuma de poliuretano, aumentou a participação no mercado e nas prateleiras dos principais home centers do Brasil. Sua equipe comercial é altamente preparada e treinada para fornecer aos lojistas todas as informações sobre seus produtos, como características, formas de utilização, rendimento etc. E conta, ainda, com a Equipe de Multiplicadores, dedicada a disseminar o conhecimento sobre os produtos Brascola em todo o Brasil. "São profissionais treinados periodicamente em nossos laboratórios, assistindo a novos testes e técnicas de utilização. Este ano, mais de 2.000 profissionais do varejo já foram treinados por nossos técnicos", argumenta Rodrigo Andrade, gerente nacional de vendas/varejo.

O uso de Brascofoam é muito amplo, e não se restringe apenas à vedação de esquadrias. A versatilidade do produto resulta de uma busca constante pela excelência em serviços, prazos de entrega respeitados rigorosamente e avançado sistema logístico para cobrir o atendimento a 8.000 clientes em todo o território nacional. De acordo com Rodrigo, ainda há mais para evoluir, já que a empresa reserva novos investimentos em distribuição programados para os próximos anos. Além disso, todas as embalagens de embarque trazem informações completas sobre as condições de armazenamento, garantindo eficácia no uso do produto. A força da marca está embasada no investimento em peças de comunicação visual, que também destacam informações fundamentais sobre o portfólio de produtos da empresa. Além disso, todos os materiais de comunicação, entre folhetos, folders, banners e embalagens, receberam total renovação para fornecer ao usuário informações precisas, e sempre de forma clara. A Brascola aposta continuamente em ações para incrementar as vendas no varejo, especialmente o de pequeno e médio porte. Esse suporte é oferecido por meio de uma série de iniciativas que permitem aos clientes se transformarem em multiplicadores de conhecimento. O programa engloba palestras para apresentação de produtos, suas características e vantagens, treinamentos in loco, campanhas e comunicação no ponto-de-venda. Com isso, os lojistas conseguem orientar melhor seus clientes e também melhorar suas vendas. O trabalho é feito por meio dos Agentes de Relacionamento. Quando teve início, há dois anos, o programa atingia a capital e grande São Paulo, mas o sucesso foi tamanho que os lojistas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte também passaram a ser prestigiados pelo suporte oferecido por esse programa.

Tecnologia exclusiva

A Henkel, empresa entre as líderes mundiais em tecnologia e inovação, vem contribuindo efetivamente no desenvolvimento das Espumas de Poliuretano. Tem um produto reconhecido pela praticidade, durabilidade e qualidade, tanto na eficiência dos resultados da aplicação como também na apresentação ao consumidor final. Para tanto, a empresa criou um sistema de válvula especial para a embalagem da Espuma Expansiva Sista, com uma embalagem que mantém inalteradas as propriedades do produto até sua utilização.

Conforme frisou a gerente de Marketing da Área de Selantes, Juliana Souza, o uso de espumas expansivas facilita muito a vedação de esquadrias. Sista atende a esse requisito, oferecendo um bom rendimento. Depois de curada, é inodora, pode ser cortada, furada, lixada e pintada. Além disso, tem alta resistência mecânica, resistência a mofo e a intempéries. Não deforma, não contrai e não racha.

"Possuímos também uma linha completa de selantes de silicones, selantes acrílicos e selante multifuncional, baseada em uma tecnologia exclusiva da Henkel Flextec Inside", acrescenta Juliana. Para garantia a qualidade do produto, a empresa realiza um rigoroso controle de qualidade. Seus representantes de vendas são instruídos quanto às condições de transportes e armazenagem e o treinamento é um ferramental que a Henkel prioriza para garantir o nível de conhecimento, utilização e informações sobre seus produtos.

Juliana lembra que a equipe técnica está sempre disposta a fornecer treinamento técnico a clientes, entre vendedores, representantes e consumidores finais. E para reforçar a qualidade do produto final, as matérias-primas também sofrem o mesmo rigor de analisa: "Dessa forma, criamos uma base forte e uma qualidade final superior".

Este ano, a Fischer Brasil amplia sua atuação no mercado interno, com o lançamento em nível nacional de seu primeiro sistema de fixação a pólvora PAT-Power Ativation Tool. A novidade já está disponível para todas as lojas especializadas em ferramentas, ferragens e material de construção e baseia-se numa nova tecnologia totalmente segura e rápida para fixação profissional.

Destinada a todos os processos de construção, como aço e concreto, PAT é extremante prática. Em razão de seu acionamento a pólvora, o produto dispensa eletricidade, fios ou baterias. É leve, portátil e com baixo nível de ruídos. Pesa 2,35 kg, mede 340 mm e fixa elementos com até 62 mm. Tem dois anos de garantia e é o lançamento com melhor custo x benefício do mercado.

Princípios básicos

PAT é uma ferramenta de baixa velocidade, a qual pode ser aplicada de várias maneiras. Impulsiona os elementos de fixação por intermédio de um pistão que é acionado pelos cartuchos fischer, em pente calibre 27 com capacidade para 10 fixações cada. O PAT - Sistema de Fixação a Pólvora da fischer segue os padrões brasileiros, e seus cartuchos podem ser usados em equipamentos similares de outras marcas. São identificados por duas cores: vermelho e amarelo, sendo que cada cor representa uma potência. Suas embalagens contêm instruções de uso em três idiomas, identificação para daltônicos e contam ainda com 10 pentes de 10 cartuchos cada, ou seja, em cada embalagem de cartuchos fischer você terá 100 aplicações. O processo de fixação se dá por meio de um pino que, impulsionado pelo pistão, penetra diretamente no material base, sem perfuração prévia. O modelo projetado pela Fischer Brasil oferece regulagem de potência em seis níveis, permitindo adaptá-lo de forma otimizada em cada situação. Seu silencionador e contragolpe elevam o conforto para o usuário, contribuindo no aumento da produtividade.

A Fischer Brasil desenvolveu seus pinos com ponta balística, perfeita para os mais diferentes tipos de fixação. Todos estão identificados com o símbolo do "peixinho" na base. São indicados para amarrações em alvenaria, fixação de gastalhos, abraçadeiras, barra roscada ¼" ou 3/8", tubos de PVC, entre outros.

Públicos exigentes

É o coeficiente de expansão e a quantidade de princípio ativo em cada lata que dita a eficiência do produto. Em uma lata de 500 ml da Bostik, o rendimento chega a 20 litros de espuma. Como premissa de seu trabalho, a empresa especifica este item junto aos maiores fabricantes de esquadrias do Brasil, para colocá-la como item de recomendação. Com uma exclusiva válvula de segurança e bico aplicador auto-vedante, a Espuma de Poliuretano Bostik garante seu armazenamento por até oito semanas, mesmo após seu uso inicial.

Na opinião de Celso Marques, gestor de Negócios da Bostik, o segmento acusa duas mudanças significativas. A primeira delas reside no aumento do número de usuários desse item: "Cada vez mais, profissionais tomam conhecimento dos benefícios da espuma de poliuretano, e a adotam em suas tarefas. Em compensação, notamos que estão se tornando mais exigentes em relação à performance do produto, procurando espumas de alto coeficiente de expansão e rendimento", acrescenta.

Além de todo o embasamento técnico que a empresa considera no produto, suportado por laudos de análise, a Bostik fornece material promocional aos seus clientes, e corpos de prova que funcionam como argumento de vendas para o lojista, diante de seu cliente. Treinamentos especiais enfatizam o diferencial do rendimento, válvula exclusiva que não entope por até oito semanas após uso inicial.

Reforço de peso

A Pidilite tem mais de 50 anos de atuação no segmento de madeira, construção civil, adesivos e selantes, materiais para arte e artesanato, tintas, resinas têxteis, pigmentos orgânicos, produtos industriais, bricolagem e automotivos. Seu faturamento anual é superior a US$ 351 milhões, o ocupa a 131ª posição no ranking das 500 maiores empresas da Índia. É também detentora da marca Fevicol, sinônimo de adesivos para milhões de consumidores asiáticos e a mais conhecida em toda a Ásia, ocupando a 24ª posição do ranking das 150 maiores marcas daquele país.

O que a união entre Pidilite e Pulvitec traz para a nossa indústria? Esta é uma pergunta feita por diversos revendedores. Atualmente, a junção entre ambas mantém a importação de espumas. O sistema de entrega permanece nas rodas de transportadores qualificadas e certificadas para distribuir produtos químicos, ou seja, o varejo tem a garantir de receber o produto em perfeito estado.

Polyspuma é a marca exclusiva das espumas de poliuretano da Pidilite/Pulvitec. Versátil e rápida para colocação de portas e janelas, pode ser cortada em apenas duas horas. Proporciona limpeza na obra, com resistência superior. Para finalizar o produto, a empresa trabalha somente com fornecedores certificados pela ISO, o que aumenta a segurança e confiança de seu desempenho. Cada item, ao entrar na fábrica, sofre uma minuciosa análise de laboratório, para preservar a qualidade final. Faz parte do pacote suporte técnico para todas as regiões do Brasil, supervisores, representantes e promotores, treinamentos e material de apoio para lojistas.

Corpo a corpo

O trabalho junto aos revendedores é fundamental para a venda de espumas, como explica João Roberto Olivieri Ximenes, gerente de vendas da Vedacit/Otto Baumgart. "Fazemos treinamentos constantes com os revendedores, através de palestras, demonstrações de produtos e disponibilizando também uma gama de folhetos explicativos, vídeos de aplicação, entre outros. O revendedor conta ainda com o apoio de nosso departamento técnico, através do Ligue Vedacit, através do qual pode entra esclarecer dúvidas sobre a utilização ou até mesmo qual produto utilizar para uma determinada situação. Temos também o site ("www.vedacit. com.br), com todos as informações sobre os produtos, vídeos de aplicação, localização de nossas filiais e escritórios regionais."

A Henkel é uma empresa que investe muito no relacionamento com a revenda.

No âmbito de capacitação, somente em 2008 foram treinados mais de 36 mil profissionais, por meio de projetos disponibilizados pela empresa, entre eles: a Unidade Móvel, um caminhão que circula por cidades do Brasil inteiro e, sempre em parceria com revendedores locais, ensina e treina profissionais sobre a utilização correta dos produtos; e a Universidade Henkel, centro de pesquisa e treinamento localizado em Itapevi.

"Nosso objetivo é mostrar ao revendedor e ao profissional quais as características e diferenças de nossos produtos para que isso o ajude em seu trabalho. Isto traz bons resultados para o profissional que utiliza os produtos mais adequados para cada tipo de aplicação, para a revenda que tem a tranquilidade de vender um produto de qualidade garantindo a satisfação de seu cliente e, consequentemente, para o consumidor final.Com esses treinamentos, os revendedores certamente ficam mais seguros na hora da venda, uma vez que sabem a correta indicação para solicitações dos clientes", informa Juliana Souza.

Os treinamentos são importantes para a Denver, como explica Sérgio Guerra, diretor Comercial. " Oferecemos cursos e treinamentos para revendedores, realizados in company, ou em nossa fábrica. Na fábrica oferecemos um curso técnico e prático. Investimos pesadamente na formação de profissionais, e oferecemos cursos especializados para as revendas. Os cursos incluem teoria e prática de aplicação dos produtos. Todos os participantes têm a oportunidade de fazer um teste de aplicação em locais especialmente desenvolvidos para simular as condições de aplicação de campo. Este serviço é gratuito e os revendedores podem solicitar sempre que necessário. Existem produtos adequados para cada situação. Nós queremos dividir o máximo de informação para que o consumidor possa tomar uma decisão consciente."

A Vonder proporciona um atendimento especializado e diferenciado a seus revendedores, avaliando suas necessidades e propondo soluções, orientando a melhor compra, indicando boas oportunidades de negócios, estruturando mix de produtos e fornecendo dicas de exposição no ponto de venda.

Palestras e treinamentos são desenvolvidos pela equipe técnica e comercial especificamente para atender revendedores e distribuidores, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais de vendas sobre os produtos Vonder, esclarecendo dúvidas técnicas e preparando-os para orientar o consumidor final.

Segundo o marketing da Disma, o ponto-de-venda é um dos fatores decisivos para o consumidor na hora da compra e, desta forma, se torna um importante aliado da marca e do revendedor. Ele deve ser estruturado de forma estratégica, a fim de chamar a atenção do consumidor, e ainda, dispor do maior número possível de informações sobre o produto que está sendo ofertado. É com este intuito que DISMA atua de forma interativa, buscando compreender e atender as reais necessidades do mercado de ferramentas e afins. Para tanto investe constantemente no aperfeiçoamento de seus processos produtivos, desenvolvendo embalagens em blisters e auto-explicativas, que facilitam a exposição no ponto-devenda, tornando-a atrativa e instrutiva, além de deixar claro ao consumidor a melhor utilização de cada um de seus produtos, com a proposta de que é fácil fazer com Disma.

Também para a Basf, os revendedores são importantes no processo de vendas, como explica Cesar Cotillo, gerente de Marketing da divisão de químicos para construção. "Nosso relacionamento com os revendedores é de total apoio e colaboração. A BASF oferece suporte para as revendas técnicas de químicos para construção e para o varejo por meio de programas de treinamento e divulgação para engenheiros, arquitetos e técnicos de edificações. Trabalha, também, com programas de capacitação profissional voltados para profissionais da construção, sempre alinhando a alta tecnologia da BASF com a fácil aplicação dos produtos."

A BASF corporativamente tem planos para investir 200 milhões de euros até 2012. A maioria desses investimentos será destinada à modernização e expansão de seus processos produtivos e manutenção de infraestrutura na América do Sul. A divisão de químicos para construção da BASF vem acompanhando o crescimento do mercado da construção, e acredita que programas de habitação do governo e o PAC possam contribuir ainda mais para esse crescimento. Roberto Moutinho, gerente de Tecnologia de Adesivos do Grupo Artecol, acredita no crescimento do mercado. "Avaliamos que o momento de crise mesmo já passou. Há ainda alguns reflexos, mas o cenário geral é de reação de retomada dos negócios.Como nossa marca foi lançada há apenas dois meses, trabalhamos com uma perspectiva de médio prazo. Temos convicção de que o desempenho será positivo, especialmente com os incentivos para a construção civil no mercado interno e, por esta razão, projetamos atingir 5% de market share até 2013."

Quanto ao crescimento do mercado, Ximenes é otimista. "No ano passado, a fábrica de São Paulo fechou seu faturamento em R$ 220 milhões, 17% a mais que em 2007, e a planta de Salvador em R$ 32 milhões, apontando um crescimento de 15%. Os resultados em relação ao ano passado e as expectativas para 2009 levaram a empresa a manter todas as ações de marketing, como a renovação, por um ano, do patrocínio ao time do Bahia, à manutenção do plano de mídia, a mais um ano de contrato com o estúdio de Maurício de Sousa. Ao contrário do que estão fazendo várias empresas do setor da construção civil, a empresa manteve, para 2009, a participação, de março a novembro, nos principais eventos do setor."

Com a retomada da economia, principalmente apoiada nos programas do Governo Federal, as empresas pensam em novos investimentos. É o caso da Denver, como explica Sérgio Guerra. "Nossos investimentos envolvem tanto a ampliação da capacidade de produção, como o desenvolvimento de novos produtos. Nossa empresa está orientada ao mercado e investe no desenvolvimento tanto de novos produtos como no aprimoramento dos produtos já existentes na linha. Esta é uma prática constante. Os nossos esforços no desenvolvimento e lançamento de novos produtos são redobrados a cada ano, visando disponibilizarmos ao mercado produtos ainda mais inovadores, que geram nítidos ganhos de custos e benefícios para a construção civil."

Para a Vonder, mesmo com os abalos que a economia sofreu no inicio de 2009, o mercado da construção civil, tem reagido bem e projeta crescimento. As políticas governamentais de incentivo, como a redução do IPI sobre os itens da cesta básica da construção, e a própria estabilidade econômica geraram um elevado crescimento no número de obras no país, tanto de novos imóveis, quanto de reformas. Isso resultou em quase 30 mil novas oportunidades de trabalho só no primeiro semestre do ano.

Os números, embora tímidos se comparados com os do mesmo período do ano passado, demonstram a solidez desse nicho e uma recuperação invejável que projeta para os próximos meses bons resultados. Por isso, a empresa mantém seus investimentos, ampliando constantemente seu mix de produtos. Do início deste ano ate agora já foram mais de 3500 novos itens. Tudo isso para atender com qualidade as necessidades dos profissionais e a demanda crescente do setor.

Bolsa

As ações da indústria comprovam que o mercado de Espumas de Poliuretano evolui e ganha a preferência do consumidor. Acha pouco? A Selena tem mais a informar. Ocupando o posto de terceiro maior fabricante na categoria, em abril deste ano o grupo adquiriu mais uma fábrica de espumas na Turquia, onde a participação no mercado local é acima de 2 milhões de tubos/ano. Na Europa, a empresa está lançando a espuma ecológica, sem isocianatos. A iniciativa a coloca entre as primeiras indústrias a desenvolver este produto.

A Selena se tornou a maior empresa fabricante de espumas em toda a América do Sul e Central, tendo como principal mercado o Brasil, exportando para o México, Argentina, Chile e Uruguai, com planos para atender Venezuela, Peru, Cuba e Colômbia.

A exposição dos produtos no PDV contribui bastante para a venda, como informa a Disma. Uma estratégia de grande influência no aumento do volume de vendas é a exposição que una produtos que tenham relação direta de consumo entre si, aliando necessidade à facilidade ao consumidor para a realização de uma compra não planejada, o chamado cross merchandising.

Alternat ivas para uso de Espuma de Poliuretano

Brascofoam, da Brascola - Rende mais que a média de produtos similares. Indicado para fixação, preenchimento de espaços, isolamento térmico e acústico, acabamento e vedação. Ideal para instalações de batentes de portas e janelas, telhas, placas de isolamento térmico, acomodação de banheiras de hidromassagem, isolamento de aparelhos de ar condicionado, enchimento de canos de ventilação, revestimentos de barcos, eliminação de goteiras, reparos de trincas, câmaras, painéis e portas frigoríficas, junções de paredes, divisórias e tetos. No site www.brascola.com.br , lojistas e vendedores encontram o Portal do Treinamento, que otimiza treinamentos para clientes e equipes de vendas.

Polyspuma, da Pidilite/Pulvitec - Indicada para uso na construção civil, indústria moveleiro, náutico, automotivo e doméstico. Sua utilização mais freqüente é a fixação de batentes de porta, janela, ar condicionado, preenchimento de espaços, isolamento e proteção de dutos, assentamento de banheiras de hidromassagem, telhas, paredes, câmaras frias, fixação de painéis e isolamento termo-acústico. Em indústria de alimentos, é utilizada para bloquear a passagem de insetos e roedores. Adere a diversos substratos: madeira, metal, alvenaria, PVC, concreto, fibrocimento, ferro, alumínio, cerâmica, mármore, granito, entre outros. Consulte também www.pulvitec.com.br.

Espuma de Poliuretano Bostik - Para preenchimento de espaços vazios e colagem de estruturas leves. A praticidade da embalagem garante seu uso em grande variedade de utilizações, seja no processo construtivo ou na manutenção predial ou industrial. www.bostik-us.com.

Espuma ND Import - Para dezenas de aplicações, sendo também muito usada na fixação de batentes, no encontro de alvenarias com lajes, em substituição às massas. www.ndimport.com.br.

Família Unifix - Reúne três versões: Profissional, com 750 ml com aplicador, especialmente desenvolvidas para o mercado profissional que instala diariamente portas e janelas. Seu aplicador possibilita economia entre 10 a 15%. Soft, com 300 e 500 ml, desenvolvidas para o consumidor final. Limpador de Espuma Fresca, com 500 ml, desenvolvida para limpeza de áreas, ferramentas e aplicadores que têm contato com a espuma de poliuretano. www.unifix.com.br.

Espuma Fischer - Utilizada em diversas aplicações na construção civil, indicada para vedação, fixação e preenchimento de espaços, na colocação de telhas, ar condicionado, alvenaria, acabamentos, isolamentos e vedações em geral. Age como um selador ou isolante em torno de janelas, portas e caixilhos. Eficiente para aumentar o isolamento térmico e acústico. www.fischerbrasil.com.br.

Sista Espuma Expansiva - Lançamento Henkel, é um produto monocomponente, pronto para utilização. Pode ser aplicado com facilidade, atendendo a uma ampla gama de materiais e situações. Indicado para selar, colar, preencher e isolar, com ótima resistência a intempéries e raios UV. Adere à maioria dos materiais como concreto, alvenaria, madeira, metais e plásticos. Não contrai e não deforma, além de conter fungicida, evitando mofo. www.henkel.com.br.

NO PDV

Vonder - disponibiliza ao mercado de Construção Civil uma ampla linha de produtos, entre eles Espumas e Selantes de Poliuretano.

Selena - Espumas expansivas de poliuretano em 4 tamanhos (330, 400, 500 e 750 ml), selantes de poliuretano, silicones de cura acética, neutra e especiais; veda calha, adesivos para montagem, assoalhos, selantes para vedação em geral, produtos ecológicos a base d'água.

Unifix - Linha Soft (300ml/190g, 500ml/360g); Linha profissional (300ml/285g, 500ml/480g, 750ml/740g); Para pistola aplicadora (750ml/740g); Espuma multidirecional (este produto é uma espuma profissional e pode ser aplicada em qualquer direção, ao contrario das demais que devem ser aplicadas de cabeça para baixo).

Brascola - O Brascofoam é um produto destinado para a construção civil, o que demanda algum conhecimento técnico, mas mais importante que isso é a utilização de maneira adequada, com equipamentos de proteção (luvas, óculos etc.) e de acordo com as orientações fornecidas no rótulo do produto.

Denver Impermeabilizantes - No segmento de Espuma de Poliuretano, a empresa comercializa a Denver Espuma 500, espuma de poliuretano autoexpansível pronta para uso. Oferece alto rendimento, elevada capacidade de isolação térmica e acústica, alta capacidade de suporte e excelente estabilidade.

Ricapart+Bostik - Espuma de poliuretano em tubos tipo spray 500 ml e 750 ml

Pulvitec - A unidade brasileira produz e distribui adesivos base PVA (colas brancas industriais, consumo e escolares), adesivos de contato base solvente, massas epóxi, cianoacrilatos, selantes base silicone e poliuretanos - que inclui o POLYSPUMA, espuma expansiva de poliuretano.

Vedacit/Otto Baumgart - fabrica o Expancit, uma espuma de poliuretano monocomponente, pronta para uso, com alto poder de expansão e aderência.

Disma - Possui uma gama de produtos direcionados para diversas aplicações, atendendo as mais variadas necessidades.

Henkel - é fabricante da Sista Espuma Expansiva Universal. O produto expande até 30 litros e possui uma válvula exclusiva que evita entupimento e vazamento.

Artecola - lançou uma linha completa para o mercado de consumo com a marca AFIX. Nesta linha de produtos, disponibiliza o adesivo na apresentação em espuma de poliuretano,.

Ancora - Trabalham com a "medida exata para a sua aplicação". Tem latas de 500 ml com 400 gramas e com 480 gramas. Além das latas maiores 750ml.

Publicado em 23 de outubro de 2009 por Equipe ConstrucaoTotal
 
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